Projeto no comércio de Ilhéus vai valorizar economia dos bairros periféricos

Bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus
Arquivo/José Nazal

Maria Santana tem uma pequena loja de confecções no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus, região onde está concentrada 40% da população total da cidade. No entanto, Maria nunca participou de uma campanha promocional da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidae (CDL Ilhéus), uma oportunidade que teria para aquecer as vendas e ver os seus clientes concorrendo a prêmios valiosos, em condições de igualdade com quem compra no comércio central de Ilhéus. Esse quadro deve mudar a partir de 2015, por meio do Comércio Total, um projeto da CDL Ilhéus, em parceria com o Sebrae, para que as campanhas promocionais do comércio de Ilhéus aconteçam em toda cidade.

A iniciativa não se resume a uma simples campanha, como explica a gerente do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo. “Iremos elaborar diagnósticos a respeito das características empresariais de cada bairro envolvido, capacitar os seus empreendedores, diminuir a distância entre eles e os agentes financeiros, estimulando o acesso ao crédito. É uma campanha de promoção de Ilhéus mostrando a força dos seus negócios”, afirma. O projeto prevê que, para além do desenvolvimento empresarial dos bairros, serão estimuladas ações com foco no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social.

A ideia é ajudar a transformar as comunidades alcançadas pelo projeto, como o bairro Nossa Senhora da Vitória que já conta com um comércio em franco processo de desenvolvimento.

“O Comércio Total é para descentralizar, integrar e fortalecer os núcleos comerciais que se desenvolvem no contexto da cidade”, afirmou o presidente da CDL Ilhéus, Paulo Ganem. Ele ressaltou que o programa está baseado nas premissas que envolvem a união e ação integrada dos comerciantes, o despertar da consciência social e ambiental, a capacitação da mão de obra, como uma espécie de pacto, com a participação do Poder Público.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, afirmou que vai apoiar a iniciativa. “Tenho uma visão da importância do comércio e compromisso com a cidade. O projeto está conceitualmente trabalhado. Creio que essa iniciativa representa um passo qualitativo”, disse.

Participaram também do lançamento empresários que representam os núcleos comerciais que estarão integrados ao programa, localizados no Centro, Malhado/Avenida Itabuna, Nelson Costa/Urbis, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória/Ilhéus II.

Crescimento - Claudiana Figueiredo lembra que o setor de comércio e serviços é o que mais cresce no país. “Hoje, esse segmento representa 67% da economia do Estado e é o que mais emprega desde o ano de 2003. Em Ilhéus, representa 76% do total de empregos com carteira assinada, segundo o Caged, órgão do Ministério do Trabalho. São 20 mil empregos diretos e formalizados no município”.

O Comércio Total envolve todas as campanhas de promoção do comércio nos períodos já tradicionais (Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Liquida Ilhéus, entre outros), além de premiação de seis automóveis, 60 vale-compras de R$ 500 e seis tablets. Inclui também a realização de cursos, palestras, oficinas de treinamento e a colaboração permanente em ações de preservação e valorização do meio ambiente.